Você mesmo quer fazer o seu registro de marca? Saiba os riscos!

A sua marca é o que te identifica diante do consumidor e o que te define no mercado. Pois é através do nome, cores, logo ou imagens associadas a ele, que o consumidor te localiza. E o mercado por ser repleto de concorrentes cada vez mais agressivos, começou a sofrer com o uso indevido de marcas e com a pirataria.Muitas empresas pegam carona no sucesso de outras, copiam nomes e estilos de logomarca, ou seja, criam réplicas a baixo custo e vendem, o que acaba confundindo o consumidor que pode vir a comprar algo de baixa qualidade por engano.

Diante dessas questões o registro de marcas no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) se tornou fundamental, pois é a única maneira de proteger um produto ou serviço. Tendo como garantia a sua exclusividade e impedindo que concorrentes usem ou se apropriem de sua marca. Além disso, o INPI é o único órgão que realmente garante a segurança da sua marca por todo o território nacional.

Ter uma marca registrada, é o primeiro passo para fortalecer seu nome no mercado, pois oferece credibilidade e faz com que seu negócio ganhe espaço, (lembrando que só marcas registradas podem ser franqueadas)

Os gastos com registro não devem ser encarados como um custo e sim como um investimento, pois no futuro irão refletir diretamente no seu fluxo de caixa. Existem duas maneiras de fazer o registro, ele pode ser feito pelo próprio empreendedor, ou por uma empresa especializada. Nós da INOMAP nos colocamos a disposição para ajudar você! Mas se você mesmo quiser fazer o seu registro, destacamos que o procedimento é difícil para usuários sem experiência, pois envolve várias etapas e burocracias. Por isso recomendamos que o registro deva ser feito por uma empresa especializada, entenda o porquê:

  • Só uma empresa especializada garantirá que todas as etapas serão concluídas corretamente.
  • Só profissionais especializados sabem fazer uma busca correta, usando os filtros adequados, para saber se a sua marca já não foi registrada. Essa busca a INOMAP faz gratuitamente.
  • Tem que ter conhecimento sobre marcas para conseguir classificar a sua corretamente. Como por exemplo: determinar a natureza, a forma de apresentação e a classe. Qualquer resposta incorreta atrapalha todo o processo.
  • A maioria dos empreendedores que optam por fazer seu registro sozinhos acabam perdendo os prazos, o que gera muita dor de cabeça, pois o INPI pede novos documentos ou pode sofrer alguma oposição e arquivamento.
  • Por falta de conhecimento, muitos empresários acham que só porque fizeram o depósito no INPI sua marca já está registrada, e não é bem assim.
  • Caso seu pedido for indeferido pelo corpo técnico do INPI, só especialistas vão saber entrar com os devidos recursos e oferecer um acompanhamento adequado para que todo o processo não seja perdido.
  • E mesmo você tendo a aprovação do seu registro, só uma empresa especializada vai fazer o acompanhamento do processo corretamente, evitando que terceiros tentem anular seu registro, não perdendo os prazos após dois anos e a prorrogação após dez anos.

Ficou alguma dúvida? Acho que vale a pena contratar a Inomap!

Imagina perder tempo, dinheiro e sua marca? Estamos a disposição para ajudar você!

 

 

Jussiane Siqueira

A INOMAP é uma empresa que trabalha com inovação em assessoria de MARCAS, PATENTES E DIREITOS AUTORAIS. Temos uma equipe de advogados e engenheiros com experiência de mais de 30 anos de mercado, podendo assim resguardar melhor o direito de PROPRIEDADE INDUSTRIAL E INTELECTUAL de nossos clientes. Jussiane Siqueira CEO & Founder da empresa, trabalha na área de Propriedade Industrial e Intelectual desde 2000 e ama o que faz!

Website: http://www.inomap.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.