UM SONHO PARA SEMPRE, OU NÃO

 

Endereço, número de funcionários, contratação, impostos, aluguel, investimentos, estratégia de marketing, contas no final do mês. Ufá, quanta coisa…  Tudo isso você precisou pensar e repensar para a realização do seu sonho, o sonho de ter a sua empresa. E a escolha do nome? Enquanto alguns já pensam no nome do “bebê” que ainda nem nasceu, outros optam em deixar por último, justamente por ser uma escolha tão especial.

O nome precisa representar o seu negócio, sua essência. Alguns nomes são escolhidos em homenagem a alguém da família, outros preferem mesclar inglês com português e tem outros ainda que precisam lançar enquete para batizar o sonho que tanto foi batalhado para se tornar realidade. Convenhamos, escolher o nome para o seu sonho não é tarefa  fácil. Depois de todo esse processo, de tanta dedicação, pesquisa sobre significados, você finalmente decidi o nome para o “batizado” da empresa. Pronto, agora o seu sonho tem um nome para sempre, ou não.

Assim como você já fez, outras centenas de pessoas estão fazendo esse mesmo planejamento em busca dos seus sonhos.  Em meio a tantos empreendedores e novas empresas no mercado, você já parou para pensar que o nome da sua empresa pode estar sendo escolhido por um outro empreendedor?

Sim, isso é muito possível. De acordo com Max Gehringer em artigo publicado no jornal Zero Hora (09.2017)  nos últimos sete anos aumentamos de 6 para 9 milhões de micro e pequenas empresas, isso representa 50% a mais. São muitas as empresas sendo abertas e as chances de uma nova empresa com o mesmo nome surgir é grande.E agora? Você pesquisou, se dedicou, pediu ajuda,  pensou, pensou mais um pouco, pensou muito para escolher o nome perfeito para o seu “bebê”. Esse bebê já se tornou um adulto, é super reconhecido, visado pelos clientes. “Todos” tem conhecimento por esse nome. Daí você pode pensar: – mas essa é a minha empresa, esse é o nome do meu sonho que eu tanto me esforcei para conseguir, esse nome já tem dono, não pode ser escolhido por outro empreendedor, não é justo.

Tenho duas notícias para você: uma boa e uma ruim. Vamos começar pela ruim. Um outro empreendedor pode sim escolher o mesmo nome, e você terá que batizar novamente sua empresa. Isso mesmo, todo aquele processo lá do início, tudo de novo. Mas… tenha calma, ainda temos a boa notícia. A boa notícia é que tudo isso pode ser evitado e de forma bem simples através do Registro de Marca.

Não permita que outra pessoa use o nome da sua empresa.

PROTEJA O SEU SONHO.

Jussiane Siqueira

A INOMAP é uma empresa que trabalha com inovação em assessoria de MARCAS, PATENTES E DIREITOS AUTORAIS. Temos uma equipe de advogados e engenheiros com experiência de mais de 30 anos de mercado, podendo assim resguardar melhor o direito de PROPRIEDADE INDUSTRIAL E INTELECTUAL de nossos clientes. Jussiane Siqueira CEO & Founder da empresa, trabalha na área de Propriedade Industrial e Intelectual desde 2000 e ama o que faz!

Website: http://www.inomap.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.