O que é um logotipo?

Você sabe o que é um logotipo? Se você respondeu “não”, então este post é para você. A seguir, iremos explicar o que é o logotipo, quando ele é usado, para que serve e como criar um para a sua empresa. No final da leitura, você vai entender melhor a força de um logotipo para a construção da identidade visual da sua empresa. Confira!

O que é um logotipo?

No dicionário da língua portuguesa, logotipo é definido como o “conjunto formado por letras e/ou imagens, com design, que identifica, representa ou simboliza uma entidade, uma marca, um produto, um serviço, etc”. Ou seja, um logotipo é a forma visual que a sua marca tem. Ele pode ser uma tipografia personalizada com o nome da sua empresa ou um símbolo que complementa sua identidade visual. Mas atenção: o nome da sua empresa escrita não é um logotipo. Para a tipografia ser um logotipo, ela não pode ser uma que já exista e que seja muito usada. Ela precisa ter uma simbologia forte e única, criada exclusivamente para a sua marca. Sabe quando você não precisa nem ler o nome da marca para saber de quem é o símbolo? Isso é um logotipo. É um símbolo que representa uma marca.

Dicas para criar um logotipo de impacto

Agora que você entendeu o que é um logotipo, nós vamos te dar algumas dicas de como criar um logotipo de impacto. Claro que não vamos dizer que cor ou que forma ele deve ter, isso é trabalho de um bom profissional de design. Nós vamos falar sobre quais estratégias você deve seguir para posicionar seu logotipo e fazer dele uma representação visual forte da sua empresa.

Conheça seu público

Você deve ser um especialista sobre o seu público. Saber exatamente quem são eles, o que querem, gostam e como são, é o primeiro passo para criar um logotipo forte. Você deve usar o gosto do seu público para definir qual símbolo melhor representa os interesses deles. Se você tiver isso muito bem alinhado, vai estar no caminho certo.

Pesquise o concorrente

Um benchmarking da concorrência vai te dar bons indícios do que funciona e o que não funciona na identidade visual da sua empresa. Mas mais importante que isso, você precisa conhecer tudo que já foi feito. Você não vai querer ter uma simbologia que se parece com a do seu concorrente. Se isso acontecer, você vai acabar ajudando seu concorrente a construir uma marca mais forte.

Tenha uma essência

Antes de definir um símbolo para sua marca, tenha claro qual é o propósito da sua empresa. Hoje, as pessoas compram o que você acredita e não o que você faz. Então, descubra o que move seu negócio e sempre se pergunte se sua marca representa isso.

Invista em um bom profissional

Todas as dicas anteriores vão te dar um bom embasamento na hora de pedir e aprovar um logotipo. Mas na hora de criar, é preciso ter um bom profissional ao seu lado. Procure o designer que mais se identifica com sua empresa e o contrate. E não pense em custos. Um símbolo é algo que você vai usar por toda a vida da sua empresa e algo assim não pode custar pouco.

E você, já sabe o que é logotipo, certo? Tem alguma dúvida sobre o assunto? Deixe nos comentários que iremos ajudá-lo!

Jussiane Siqueira

A INOMAP é uma empresa que trabalha com inovação em assessoria de MARCAS, PATENTES E DIREITOS AUTORAIS. Temos uma equipe de advogados e engenheiros com experiência de mais de 30 anos de mercado, podendo assim resguardar melhor o direito de PROPRIEDADE INDUSTRIAL E INTELECTUAL de nossos clientes. Jussiane Siqueira CEO & Founder da empresa, trabalha na área de Propriedade Industrial e Intelectual desde 2000 e ama o que faz!

Website: http://www.inomap.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.