Vai abrir uma empresa? Registre sua Marca

 

“Estar decidido, acima de qualquer coisa, é o segredo do êxito.” Henry Ford

Bite-that-Apple-e1318013713641Você possui uma boa ideia e tornar-se empresário ou microempresário é um grande desejo. Sem rotinas estressantes, metas inatingíveis, chefes a beira de um colapso nervoso e o melhor: lucros consideráveis. Mas como abrir uma empresa e se destacar no mercado? Como fazer para poder alcançar todos os pontos citados acima? Continue lendo o nosso texto, queremos explorar esse tema e orientá-lo na melhor maneira de agir e no que se atentar.

Defina o ramo de atuação

Antes de qualquer coisa, pense naquilo que te motiva a fazer o seu melhor, algo que você faça com prazer e não apenas aquilo que possa lhe dar algum retorno financeiro. Traga para o mercado soluções inovadoras. Destaque-se de seus concorrentes, nada ficar copiando os outros e oferecer apenas mais do mesmo.

Faça um plano de negócios

Defina quais serão os principais produtos comercializados em sua loja, qual será a logística envolvida, estude Desenvolvimento-do-plano-de-negóciosos seus concorrentes mais próximos, fornecedores, o público-alvo e as estratégias promocionais para alavancar suas vendas.

Escolha onde será o seu negócio, ponto essencial para o sucesso. Avalie se será necessária a contratação de mão de obra específica e será necessário algum curso de capacitação. Tenha bem definido todo o processo produtivo.

É essencial definir o plano financeiro, o faturamento esperado em vários cenários, indo do mais pessimista até o otimista. Estude os custos envolvidos, como de produção, comercialização, salários de funcionários, capital de giro, além de planejar toda a estimativa do investimento necessário.

Cuide da documentação

homem-carimbando-documento-1287603200121_560x400Nem todos param para pensar com cuidado nessa etapa, mas ela é primordial para o sucesso. Busque informações, tenha uma boa assessoria contábil para orientá-lo. É preciso reunir com cuidado a documentação, fazer o registro na junta comercial, a inscrição na Receita Federal (CNPJ), a inscrição Municipal e inscrição do INSS. Qualquer descuido nessa etapa pode significar prejuízos futuros.

Defina e registre sua marca

A escolha do nome de sua empresa tem como papel principal conectar a sua marca ou empresa ao seu publicoregistro_marca desejado, diferenciando você de seus concorrentes e lhe ajudando a construir ou fortalecer ainda mais a sua empresa.

Após definir a razão social e o que sua empresa irá comercializar, é fundamental realizar o registro de sua marca ou patente, a fim de que, no futuro, você não seja surpreendido por uma loja como o mesmo nome que o seu, lhe gerando inúmeras dores de cabeça e noites de sono perdidas.

O valor que sua empresa terá não é somente definido pelos bens materiais, mas também por sua marca ou patente. Realizar o registro garante o nome e/ou a exclusividade de algum produto desenvolvido por você, protegendo assim o seu negocio e os seus direitos industriais.

Muitas tarefas, não é mesmo? Agora é mãos à obra! O importante é seguir as instruções e cuidar para que o tão sonhado negócio próprio não se torne um problema.

O que achou das nossas dicas? Você já tinha se planejado para todos esses pontos? Compartilhe conosco sua experiência, queremos ouvir você!

Jussiane Siqueira

A INOMAP é uma empresa que trabalha com inovação em assessoria de MARCAS, PATENTES E DIREITOS AUTORAIS. Temos uma equipe de advogados e engenheiros com experiência de mais de 30 anos de mercado, podendo assim resguardar melhor o direito de PROPRIEDADE INDUSTRIAL E INTELECTUAL de nossos clientes. Jussiane Siqueira CEO & Founder da empresa, trabalha na área de Propriedade Industrial e Intelectual desde 2000 e ama o que faz!

Website: http://www.inomap.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.