8 vantagens da avaliação de marcas

registro_marcaVocê sabe o que é marca conforme a lei no Brasil? Segundo dados do INPI (Institudo Nacional de Propriedade Industrial), uma marca é “todo sinal distintivo, visualmente perceptível, que identifica e distingue produtos e serviços, bem como certifica a conformidade dos mesmos com determinadas normas ou especificações técnicas”.

Hoje em dia é comum relacionar esse termo a empresas, podendo significar o nome e/ou imagem dessa instituição. Mas quanto vale a marca de uma empresa? Você já parou para analisar que parte do resultado que uma empresa gera está ligada a sua marca? Para responder essa pergunta e saber exatamente quanto ela vale, surgiu um processo chamado de avaliação de marcas.

Conhecer quanto sua marca vale no mercado é essencial para nortear processos ligados a fusões, aquisições e incorporações de companhias. Conheça melhor esse processo e suas vantagens:

O que é a avaliação de marcas?

Essa prática se refere a análise e identificação do real valor econômico de uma marca. A medição é iniciada a partir do momento que ela proporciona fluxo de caixa positivo para quem a possui.

Mas não basta qualquer um avaliar sua marca e dizer quanto ela vale. Atualmente, existe uma metodologia específica, aprovada em todo o mundo, para executar esse procedimento de avaliação. Ele deve ser realizado por uma consultoria, que vai elaborar o laudo de avaliação econômica da marca.

Um detalhe importante é que tanto a empresa contratada para gerar o laudo, quanto seu responsável técnico, devem estar registrados no Conselho Regional de Economia da cidade onde a avaliação é realizada.

Quais são as vantagens em realizar a avaliação?

Docket_brandingApós a avaliação, o valor econômico obtido pode ser vinculado ativamente ao balanço financeiro da empresa, permitindo uma adequação patrimonial com efeitos positivos na estrutura de capital.

Assim podemos citar abaixo as seguintes vantagens desse procedimento:

  • O Imobilizado da Empresa terá um aumento;

  • O Patrimônio Líquido poderá ter uma melhora expressiva;

  • Ocorre diminuição do nível de endividamento da empresa em função de crescente do Patrimônio Líquido, provocando uma melhor relação com instituições financeiras, credores, fornecedores, entre outros — além de aumentar sua credibilidade diante desses mesmos agentes;

  • Nos casos de negociação societária, será possível atingir um valor maior da empresa no balanço patrimonial por ação/cota;

  • Para algumas instituições financeiras, a avaliação da marca poderá ser utilizada como garantia para aprovação de financiamentos;

  • Estabelecer o valor econômico das franquias, tanto sobre os passivos e ativos;

  • Para aqueles que possuem o valor da marca documentado e contabilizado na Reserva de Reavaliação Espontânea do Patrimônio Líquido, poderá haver isenção do pagamento de IR sobre o valor constante na avaliação;

  • Em casos de licitações e/ou concorrência, poderá haver aumento do patrimônio;

  • O valor da marca poderá ser lançado como resultado não operacional no demonstrativo de lucros e perdas, o que implica na chance de diminuição do prejuízo apurado.

Também é importante destacarmos que esta avaliação poderá ser incluída no planejamento estratégico da empresa impactando em diversas ações, como franquias, por exemplo.

Com todos esses itens, podemos certamente destacar que esse processo não é algo simples e nem deve ser feito de forma leviana. Os investidores e empresários precisam ficar atentos, pois uma avaliação correta e de confiança somente poderá ser feita por um grupo de profissionais qualificados, que aplicarão conhecimentos e metodologia específicos.

Você já pensou em aplicar a avaliação de marca ou sua empresa ou produto? Deixe um comentário e compartilhe conosco suas experiências ou dúvidas!

Jussiane Siqueira

A INOMAP é uma empresa que trabalha com inovação em assessoria de MARCAS, PATENTES E DIREITOS AUTORAIS. Temos uma equipe de advogados e engenheiros com experiência de mais de 30 anos de mercado, podendo assim resguardar melhor o direito de PROPRIEDADE INDUSTRIAL E INTELECTUAL de nossos clientes. Jussiane Siqueira CEO & Founder da empresa, trabalha na área de Propriedade Industrial e Intelectual desde 2000 e ama o que faz!

Website: http://www.inomap.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.